Páginas

domingo, 28 de agosto de 2011

Aliança de Casamento: aliança de amor

É quase um plágio de inspiração e idéias, mas me sinto impelido a escrever. Nesta semana que passou, meu amigo Alexandre nos enviou uma reflexão, escrita por ele, sobre a aliança de casamento. Para mim foi uma nova abordagem. Por isto vou registrar.

Pensava eu que a aliança que carrego em meu dedo era um símbolo do meu compromisso com minha esposa. Mas não é!

Ocorre que a Aliança que carrego comigo não é minha. Quando ela foi colocada em minha mão esquerda, minha esposa disse: "Recebe esta aliança em sinal do meu amor e da minha fidelidade".

Veja o primeiro detalhe desta afirmação: ela não me deu a aliança, ela pediu para eu receber. As alianças foram trocadas, mas isto não quer dizer que foram dadas um para o outro. Eu simplesmente recebi, para cuidar, uma aliança que simboliza não o meu amor, mas o amor e a fidelidade da minha esposa.

É isto que eu carrego em minha mão: um sinal do amor e fidelidade que todos os dias eu recebo de minha esposa.

Para mim esta é uma dimensão muito mais profunda do símbolo, do que a aliança representa.

Deixa-me com muita mais vontade de nunca deixar esta aliança em qualquer lugar, ou tirá-la porque meu dedo está inchado, ou qualquer outra coisa. Ela é muito importante porque representa não o meu amor e a minha fidelidade, mas representa tudo o que recebo da minha querida esposa: seu grande amor!

E, sendo assim, também fica mais clara para mim a Aliança de Amor que vamos fazer com Maria, nossa mãe querida. Vou receber de Maria o que ela tem de mais precioso, e vou dar para ela tudo o que sou! Vou me consagrar a ela! Faz muito sentido, nesta dimensão, o "Nada sem Vós, Nada sem Nós". Nada sem Ti, Maria, e nada sem mim. E no meu casamento: Nada sem a Angela, Nada sem o Junior!

Paulo Cesar Starke Junior

Nenhum comentário:

Postar um comentário