Páginas

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Natal Real

Natal não é só um momento de confraternização e reconciliação, de bondade e de proximidade. 

O amor nascido com o Natal não é um amor finito como é Papai Noel (que só está presente no Natal) e que nos remete a um amor romantizado, idealizado e de festa passageira. 

O amor nascido com Jesus é um amor a serviço, um amor-doação a ponto de entregar a vida, só por amor, como fez Maria e como fez sublimemente Jesus. É amor que faz uma grávida ir servir outra grávida; é amor que faz um homem adotar um filho; é amor que faz uma família toda sair de sua terra para proteger seu filho; é amor que faz reis adorarem o próprio Deus que se fez menino, que se fez pequeno para ser compreendido por nós.

É um amor que gera uma grande festa em nossa vida toda, porque é um amor capaz de nos fazer crescer como homens e mulheres e nos impulsiona para além de nós mesmos, onde encontramos nossa plenitude de Ser: no outro onde habita Deus. E esta festa dura o ano todo, até o momento de morrermos e ressuscitarmos com Jesus na Páscoa. 

Substituir Jesus por Papai Noel é tornar o Natal uma festa passageira, de celebração familiar pelo ano que passou. É coerente com o mundo secular e as ideias relativistas que imperam hoje.

Natal regado à bondade passageira de Papai Noel é uma festa infecunda como são o machismo e o feminismo atuais: importa a beleza da mulher e não a maternidade; importa o sucesso pessoal e não a realização do outro; importa o indivíduo sentir-se bem e não a Vontade de Deus. 

Natal só com Papai Noel é bondade que se esvai no dia 26/12; Natal com Jesus é bondade que morre e ressuscita diariamente em cada momento de vida que geramos. Papai Noel pode e deve estar presente no Natal-fantasia, mas como figura real do próprio Pai Celeste que nos dá seu Filho de presente no Natal-real, Filho que vai estar absolutamente próximo de nós na sua morte, assim como Maria está absolutamente próxima de Jesus e de nós ao pé da Cruz. 

A bondade do Natal é fecunda se é o início de nossa caminhada para fazermos a Vontade de Deus como Cristo a realizou! Feliz seremos se realizarmos a Vontade de Deus em tudo e em cada momento!

Natal é uma grande oportunidade para nós adultos nos perguntarmos: estou atento para ouvir qual é a Vontade de Deus?

Paulo Cesar Starke Junior

Nenhum comentário:

Postar um comentário