Páginas

quinta-feira, 6 de abril de 2017

Alexandre e o Bucéfalo

Um dia, o rei Felipe da Macedônia comprou um ótimo cavalo chamado Bucéfalo. Ele era um animal nobre, e o rei pagou um alto preço por ele. Mas o cavalo era selvagem e feroz, e nenhum homem conseguia montá-lo ou fazer qualquer coisa com ele.

Eles tentaram chicoteá-lo, mas isso só o fez ficar pior. Finalmente, o rei disse a seus servos para levarem-no embora.

— É uma pena arruinar um cavalo tão bom como este — disse Alexandre, o jovem filho do rei. — Estes homens não sabem como tratá-lo.

— Talvez tu possas fazer melhor do que eles — disse seu pai, desdenhando.

— Se Vossa Majestade somente me desse liberdade para eu tentar — disse Alexandre —, eu conseguiria lidar com este cavalo melhor do que qualquer outro.

— E se falhares ao fazer isso, o que será? — perguntou Felipe.

— Eu pagarei o valor do cavalo — disse o rapaz.

Enquanto todos estavam rindo, Alexandre correu até Bucéfalo e virou a cabeça do cavalo em direção ao sol. Ele percebeu que o cavalo estava com medo de sua própria sombra.

Ele então falou gentilmente com o cavalo e o acariciou com sua mão. Quando ele acalmou Bucéfalo, Alexandre deu um salto ligeiro e sentou-se sobre o dorso do cavalo.

Todos esperavam ver o menino morrer instantaneamente. Mas ele permaneceu em seu lugar e deixou o cavalo correr o mais rápido que ele conseguia. Finalmente, quando Bucéfalo ficou cansado, Alexandre o dominou e cavalgou para o lugar onde seu pai estava.

Todos os homens que estavam lá gritaram quando eles viram que Alexandre tinha provado ser o mestre do cavalo.

O rapaz saltou para o chão, e seu pai correu e o beijou.

— Meu filho — disse o rei —, a Macedônia é um lugar muito pequeno para ti. Tu deves procurar um reino maior que seja digno de ti.

Depois disso, Alexandre e Bucéfalo se tornaram os melhores amigos. Diziam que eles sempre estavam juntos, que quando um deles era visto, o outro com certeza não estaria muito distante. Mas o cavalo nunca permitiria qualquer outro montá-lo, somente seu mestre.

Alexandre se tornou o mais famoso rei e guerreiro que já se conheceu; e por esta razão, ele é sempre chamado de Alexandre, o Grande. Bucéfalo o carregou por muitos países e muitas batalhas violentas, e mais de uma vez ele salvou a vida de seu mestre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário