Páginas

domingo, 29 de janeiro de 2012

Esperar!

No Beach Park (Ceará) há um brinquedo que chama, em especial, a atenção dos observadores: muitas pessoas param e "esperam" um grande balde de água virar sobre suas cabeças. Eu mesmo parei diversas vezes para esperar o banho. Ocorre que a ducha que ali se toma poderia ser tomada em outros brinquedos sem ter que esperar, mesmo assim, nestes, não se amontoavam as pessoas, mas no "balde" havia momentos que muitas pessoas se juntavam, bem juntinhas, para tomar a enxurrada.

Tenho para mim que a graça e o sucesso do brinquedo está no esperar. Quando criamos expectativas positivas vivemos intensamente o momento esperado. Talvez por este mesmo motivo as pessoas com atitudes positivas são tão valorizadas nas empresas, em detrimento a profissionais, às vezes mais capacitados, cujas atitudes são, na maioria das vezes, para esperar o pior. As que tem atitudes positivas também tem altas expectativas. Tem esperanças... trabalham e esperam positivamente na certeza de alcançar.

Os três primeiros meses de gravidez da Maria Clara foram de muita espera para mim e para a Angela. Como nosso terceiro filho morreu nos três primeiros meses de gestação, e como desejamos de forma intensa o nosso bebê, foi impossível não nos depararmos com a dúvida e com o medo.

Uma objeção normal e santa, mas que nos fez receber de Deus a graça de dizer sim em cada momento destes três meses em que esperávamos e de confiar muito na sua ação de Pai e na ação de Maria, nossa Mãe.

Poderíamos ter deixado o medo e a dúvida nos dominar e nos calar, mas o esperar positivamente é que esteve presente. Silenciamos diante daquilo que não entendemos, mas não nos calamos diante da graça da vida.

Por diversas vezes nestes três primeiros meses nós corremos para debaixo da graça e esperamos positivamente tudo que Deus derramou em nossa vida. E cada vez que ele nos banhou nós rimos muito, nos divertimos, nos engrandecemos com a vida e com a boa nova!

A esperança não se cala, ela quer sair do nosso peito! Assim como a fé e o amor! Quando temos fé, esperança e amor, não somos capazes de controlar, de segurar o que é maior que nós mesmos! Afinal, vem de Deus, fonte de toda fé, esperança e amor*!

Paulo Cesar Starke Junior

* Fé, Esperança e Amor são as três virtudes teologais. Segundo o CIC (Catecismo da Igreja Católica), parágrafo 1813, "as virtudes teologais fundamentam, animam e caracterizam o agir moral do cristão, informam e vivificam todas as virtudes morais. São infundidas por Deus na alma dos fiéis para os tornar capazes de proceder como filhos seus e assim merecerem a vida eterna. São o penhor da presença e da ação do Espírito Santo nas faculdades do ser humano".

Nenhum comentário:

Postar um comentário