Páginas

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

O melhor Editor de Texto

Já há algum tempo que venho acompanhando um projeto Open-Source de uma ferramenta de edição de textos colaborativa e posso agora dizer que se tornou um dos meus softwares preferidos.

Você não vai encontrar nesse editor recursos avançados como no OpenOffice ou no Microsoft Office. Ele simplesmente vai editar um texto, assim como quase todas as pessoas normais fazem. No máximo você vai colocar um negrito, um itálico e sublinhado. A grande diferença desse editor é a colaboração. Os editores do texto podem editar simultaneamente o texto, visualizando as alterações instantaneamente. Bem como podem voltar a qualquer estado da edição a qualquer momento.

Colaboração é o ponto chave desse editor. Textos que nascem da parceria, da união, da dedicação de várias pessoas, com o produto gerado com mais qualidade, menos erros e em menos tempo.

É por isso que sou um grande fã do Software Livre. Várias pessoas trabalhando juntas para alcançar um objetivo comum, sem esconder nada, porque o conhecimento pertence a todos. E é nesse ponto que vai a minha maior crítica ao software proprietário: o conhecimento deve ser livre. Não que considere o software proprietário ruim, mas considero que o conhecimento utilizado para criá-lo é da humanidade e não deve ficar escondido. Afinal, nenhum sistema foi criado do nada, são centenas ou milhares de pesquisadores que por muito tempo vem publicando suas experiências e chegando as melhores práticas, aos melhores algoritmos. Não é justo que esse conhecimento seja encapsulado, embalado e vendido com "licença de uso".

Então, desabafo a parte, o editor em questão é o Etherpad. Faça um teste. Experimente-o. Quem sabe se você gostar pode me contratar para eu implantá-lo na sua empresa, afinal de contas, quem trabalha com software livre também precisa de dinheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário