Páginas

domingo, 11 de abril de 2010

Junior da Angela

Em muitas comunidades de casais católicos há o costume de cada um dos esposos se apresentar com seu nome seguido do nome do esposo ou esposa. Por exemplo: “Junior da Angela” e” Angela do Junior”. Eu não havia ainda meditado com profundidade sobre o sentido desta forma de se apresentar, até que algumas semanas atrás fomos questionados a respeito. Fiquei pensativo.

Hoje escutei um breve relato de um casal católico que dizia: antes do casamento participávamos da comunidade mais intensamente; com o casamento, voltamo-nos para nossa nova família e agora sentimos a necessidade de voltar à comunidade.

O casamento tem esta característica: muda a nossa vida, radicalmente. Deixamos de ser dois para começar a construir “o ser uma só carne”. E para a Igreja Católica este “ser uma só carne” inicia-se com uma celebração onde os noivos se dão em sacramento. Pensava eu que a preposição aparentemente de posse - “da” ou “do” - da expressão de apresentação significava esta doação mútua, onde um passa a ser de propriedade do outro.

Mas não é. Trata-se de uma nova referência que vem com a mudança de vida trazida pelo casamento. Lembram das referências históricas que temos quando era necessário personalizar alguém? Por exemplo, as referências da Bíblia: Jesus de Nazaré, José de Arimatéia, Apolo de Alexandria. Continuando: Tiago, filho de Zebedeu; Tiago, filho de Alfeu; Mateus, o publicano; Simão, o cananeu; José, da casa de Davi.

Hoje temos nomes e sobrenomes que ganhamos já quando nascemos e que vão nos identificar e nos individualizar para toda a vida. Não somos números ou alguém perdido na multidão. Temos um nome que nos distingue. E assim é também depois do casamento. “Por isso o homem deixa o seu pai e sua mãe para se unir à sua mulher; e já não são mais que uma só carne.” (Gn 2, 24). Deixamos muito para trás para buscar a completude na união com a esposa ou esposo, e a partir daí descobrir um amor sacramental que passa a nos individualizar de uma forma diversa da anterior: agora somos um com outra pessoa.

Com o casamento criamos uma nova célula-tronco da sociedade, como nos disse hoje o Padre Antônio Bracht a respeito da família. E esta célula-tronco precisa se desenvolver, crescer, gerar amor, para depois voltar-se para fora dela mesma e fazer crescer diferentes órgãos e tecidos que formam a comunidade, a sociedade. Isto é o sacramento do matrimônio: antes dele o homem e a mulher se preparam para viver uma vocação; a encontram, dizem sim no altar a esta vocação e passam a viver um sacramento a dois; passam por alegrias e tristezas, descobrem a cruz e a ressurreição e depois compreendem que um sacramento não se fecha em si, precisa ser sinal de Cristo para a comunidade, para a sociedade. Toda vocação faz isto com o vocacionado: coloca uma nova marca na individualidade de cada um com o objetivo de transformar também a comunidade. Alguns ganham uma expressão “padre” na frente do nome, outros “irmã” ou “frei”, outros mudam de nome. Os casais passam a ser identificados por um novo modo de ser dois em uma só carne. Onde está um está o outro. Até dizem que, com o tempo, esposo e esposa começam a ficar fisicamente parecidos.

Por isso hoje eu sou o Junior da Angela. Faz dez anos que ela colocou uma marca em mim que me individualizou de uma forma nova. Uma característica que é só minha e que me faz diferente de todos os outros; um amor que ganhei de Deus e que dou a ela e que faz gerar vida entre nós e para nossos filhos. E que continua a crescer e a me deixar cada vez mais com a sua cara. Esta é hoje minha identidade. Não se trata de propriedade. Trata-se de identificar-se como um só: “Junior da Angela” e” Angela do Junior”.

Paulo Cesar Starke Junior

2 comentários:

  1. Olá, Paulo!
    O inventor dessa identificação mereceria que seus direitos fossem patenteados, não acha! Como Deus é genial e como tardamos em descobrir! Vamos iluminar mais gente para que descubra! Parabéns pela sua iniciativa!
    Pe. Antonio Bracht

    ResponderExcluir
  2. Ola voce possui msn, orkut algo...entra em contato comigo ...

    yasmin_fofa2@hotmail.com

    ResponderExcluir