Páginas

quinta-feira, 10 de novembro de 2016

O Rei Alfredo e o Mendigo

Certa vez, os dinamarqueses expulsaram o rei Alfredo de seu reino, e ele escondeu-se por um longo período em uma pequena ilha em um rio.

Um dia, todos que estavam na ilha — exceto o rei, a rainha e um servo — saíram para pescar. Era um lugar muito solitário, e ninguém conseguia chegar lá, a não ser de barco. Por volta do meio-dia, um mendigo maltrapilho foi até a porta do rei e pediu comida.

O rei chamou o servo e perguntou:
— Quanta comida há na casa?
— Meu senhor — disse o servo —, temos somente um pão e um pouco de vinho.

Então o rei deu graças a Deus e disse:
— Dê metade do pão e metade do vinho para este pobre homem.

O servo fez como lhe foi solicitado. O mendigo agradeceu o rei por sua bondade e seguiu seu caminho.

À tarde, os homens, que haviam saído para pescar, voltaram. Eles tinham três barcos cheios de peixes e disseram:
— Pegamos mais peixes hoje do que em todos os outros dias desde que chegamos a esta ilha.

O rei estava contente, e ele e seu povo estavam mais esperançosos do que jamais haviam estado antes.

Quando a noite veio, o rei não conseguia dormir e pensava sobre as coisas que aconteceram naquele dia. Por fim, ele julgou ter visto uma luz forte como o sol, e no meio da luz havia um homem velho com cabelos negros, segurando um livro aberto nas mãos.

Isso pode ter sido um sonho, mas mesmo assim para o rei isso parecia muito real. Ele o olhou e o admirou, mas não teve medo.
— Quem és tu? — ele perguntou para homem velho.
— Alfredo, meu filho, sê corajoso — disse o homem —, porque eu sou aquele a quem tu deste metade de toda tua comida. Sê forte e alegre de coração e ouve o que eu digo. Levanta-te cedo amanhã e toca tua trombeta três vezes, tão alto que os dinamarqueses possam ouvir. Às nove horas, quinhentos homens estarão à tua volta prontos para serem liderados para batalha. Segue em frente bravamente, e, em sete dias, os teus inimigos serão derrotados, e tu voltarás para teu reino para governar em paz.

Então a luz se foi, e o homem não foi mais visto.

Na manhã seguinte, o rei levantou-se cedo e atravessou até o continente. Então ele soprou sua trombeta três vezes muito alto; e quando seus amigos ouviram, ficaram contentes, exceto os dinamarqueses, que ficaram apavorados.

Às nove horas, quinhentos de seus mais corajosos soldados cercaram-no prontos para batalha. Ele falou e contou-lhes o que tinha visto e ouvido em seu sonho, e quando terminou, todos aplaudiram altivamente, e disseram que o seguiriam e lutariam por ele enquanto tivessem forças.

Então eles foram corajosamente para a batalha, e derrotaram os dinamarqueses, e os expulsaram de lá. E o rei Alfredo governou seu povo bem e sabiamente pelo resto de seus dias.


História extraída do livro “Fifty Famous Stories Retold” de James Baldwin.

Nota: James Baldwin nasceu em Indiana nos Estados Unidos e tornou-se educador. Em 1896 ele escreveu Fifty Famous Stories Retold. Foi um dos autores de livros escolares para crianças mais produtivos no final do século 19 e do início do século 20.

Saiba um pouco mais em: https://en.wikipedia.org/wiki/James_Baldwin_(editor_and_author)

Nenhum comentário:

Postar um comentário