Páginas

quarta-feira, 9 de novembro de 2016

O Rei Alfredo e os Bolos

Há muitos anos, vivia na Inglaterra um rei bom e sábio que tinha o nome de Alfredo. Nenhum outro homem havia feito tanto por seu país como ele, e as pessoas de hoje, no mundo inteiro, o chamam de Alfredo, o Grande.

Naquele tempo, um rei não tinha uma vida fácil. Havia guerras quase o tempo todo, e nenhuma outra pessoa conseguia liderar o exército na batalha tão bem como ele. E assim, entre as lutas e o governo, ele ficava de fato muito ocupado.

Um povo violento e rude, chamado dinamarquês, veio pelo mar e estava lutando contra os ingleses. Havia tantos deles, e eles eram tão corajosos e fortes, que por um longo período eles ganharam todas as batalhas. Se eles continuassem, logo seriam os governantes do país inteiro.

Finalmente, depois de uma grande batalha, o exército inglês estava espalhado e acabado. Cada homem tinha que se salvar por si só da melhor maneira que pudesse. O rei Alfredo fugiu sozinho, com grande pressa, através das florestas e dos pântanos.

Depois, naquele mesmo dia, o rei foi para uma cabana de um lenhador. Ele estava muito cansado e faminto, e implorou à esposa do lenhador para dar a ele algo para comer e um lugar para dormir na sua cabana.

A mulher estava assando alguns bolos no forno, e olhou com compaixão para o pobre maltrapilho que parecia tão faminto. Ela não tinha ideia que ele era o rei.

— Sim — ela disse. — Eu lhe darei uma ceia se você cuidar destes bolos. Eu quero sair e ordenhar a vaca, e você deve atender para que eles não queimem enquanto estou fora.

O rei Alfredo estava disposto a cuidar dos bolos, mas ele tinha coisas muito maiores para pensar. Como ele iria reunir seu exército novamente? E como ele iria expulsar os violentos dinamarqueses de sua terra? Ele esqueceu sua fome. Ele esqueceu os bolos. Ele esqueceu que estava na cabana do lenhador. Sua cabeça estava ocupada fazendo planos para o dia seguinte.

Em pouco tempo a mulher estava de volta. Os bolos estavam queimando no forno. Eles estavam torrados. Ah! Quão brava ela ficou!

— Seu preguiçoso — ela gritou. — Veja o que você fez! Você quer algo para comer, mas não quer trabalhar!

Contaram-me que ela até bateu no rei com uma vara, mas eu não acredito que ela era tão má.

O rei deve ter rido em seu pensamento por ser repreendido daquela maneira, e ele estava com tão faminto que não se importou tanto com as palavras duras da mulher quanto pela perda dos bolos.

Eu não sei se ele teve algo para comer naquela noite, ou se ele teve que ir para a cama sem jantar. Mas não passaram muitos dias até ele reunir seus homens novamente e derrotar os dinamarqueses na grande batalha.

História extraída do livro “Fifty Famous Stories Retold” de James Baldwin.

Notas:
O rei Alfredo governou a Inglaterra de 871 até 899.

O poema “The Ballad of the White Horse” de Chesterton narra como o rei Alfredo conseguiu expulsar os dinamarqueses na batalha de Edington.

O filme “Alfred the Great” de 1969 narra a luta de Wessex para expulsar os invasores.

Leia mais sobre o rei Alfredo em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Alfredo_de_Wessex

Um comentário: